Curiosidades Jardim dos Pinhais

– Toda a área do Ecco Parque Jardim dos Pinhais já foi pasto. Uma parte da vegetação do parque foi regenerada naturalmente e a outra parte foi feita por ação dos donos. Desde que o parque foi comprado, mais de 2 mil árvores tanto nativas quanto exóticas foram plantadas;

– 100% do parque passou por todas as aprovações legais da legislação ambiental;

– O Ecco Parque faz parte do ecossistema da Mata Atlântica, mais precisamente de um tipo de floresta: a floresta ombrófila mista, que, diferente da Serra do Mar – que também faz parte da Mata Atlântica – possui plantas características como as coníferas e as araucárias que vivem bem em lugares de altitudes elevadas;

– O parque fica localizado na Serra da Mantiqueira, que foi eleita junto com a Mata Atlântica, hotspot de biodiversidade. Ele está em Santo Antônio do Pinhal, uma cidade que foi da rota do ouro e que durante a Segunda Guerra Mundial foi escolhida por imigrantes austríacos e suíços como morada por conta do clima similar e por ser uma área montanhosa.

– 85% das plantas do parque são produzidas lá mesmo e os canteiros do parque estão sendo sempre trocados por conta das estações do ano.

– O lago do parque possui peixes de diferentes lugares do mundo como a tilápia do Rio Nilo e o pacu da bacia do Rio Paraná e Paraguai, entre outros;

– Todas as construções do Jardim dos Pinhais são sustentáveis. O prédio é feito com a madeira de eucalipto e tem mais de 1.100 m² sem qualquer pilar de concreto.

– 100% do parque está habilitado para pessoas com deficiência, seguindo as normas da ABNT. Esta adaptação não só beneficia os PCD’s, mas também idosos com dificuldade de locomoção e mulheres grávidas.

Você sabia?

– Algumas flores do parque são importadas da Holanda e chegam a custar R$ 30 mil o quilo. O Ecco Parque compra 25 gramas destas sementes que possuem um rendimento muito bom.

– As araucárias são árvores tão antigas que elas coexistiram com os dinossauros. Por isso que no Jardim Jurássico, há uma cena típica da cena jurássica, época em que não existiam flores, apenas as samambaias e os pinheiros que dominavam a vegetação.

– A hortênsia muda de cor de acordo com o PH da terra e no Ecco Parque elas são azuladas porque o PH é ácido, gerando esta cor em suas pétalas.

– No Ecco Parque é possível encontrar o sapinho Pingo De Ouro, que é o menor vertebrado que existe. Ele é fosforescente e é venenoso caso seja engolido por algum animal.

– Dentro do parque há palmeiras Juçaras, uma árvores que está em extinção e que seu fruto atrai muitos animais como esquilos, jacus, cotias, porcos do mato, veados catingueiro, tucano do bico verde, macacos, entre tantos outros.

– O beija-flor é o animal com metabolismo mais rápido entre os vertebrados, com o coração de 1.200 batimentos por minuto. Ele chega a comer por dia 12 mil calorias por dia e é a única ave que para no ar. Eles são conhecidos como pássaros do novo mundo, pois só existem na América.

– O pavão é uma ave exótica que vem do sul do continente asiático e foi domesticado no mundo todo por conta de sua beleza. As penas do pavão caem quando acaba a postura dos ovos e depois crescem naturalmente.

– Jardim Italiano: tipo de jardim clássico que tem um estilo que remete ao renascentismo. Nele há poucas variedades de plantas, pois ele tem mais a ação do homem sendo todo geométrico e simétrico.

– Jardim Desértico: neste jardim existem cactos de várias partes do mundo, como Brasil, México e Estados Unidos.

– Jardim Tropical: um jardim com uma biodiversidade de plantas muito grande vindo de todas as regiões do mundo com clima tropical.

– Jardim Japonês: Neste jardim há escritos antigos de mais de 2 mil anos, remetendo à cultura japonesa.

– Jardim Canadense: Este jardim foi inspirado no Butchart Gardens, um parque de jardins que existe no Canadá e que foi inspiração para Manoel Carlos de Carvalho.

– Jardim Jurássico: Este jardim temático foi pensado justamente para recriar uma cena do período em que os dinossauros existiram na terra. Além das estátuas de dinossauros, há somente neste jardim araucárias e outras plantas que já existiam na época dos dinossauros.

– Jardim dos Beija-Flores: Este jardim possui este nome, pois possui plantas que atraem os beija-flores, animais que são conhecidos por só existirem na América, sendo chamados de aves do Novo Mundo.

– Jardim Montanhês: O primeiro jardim do parque possui este nome porque nele há plantas que se dão muito bem com o clima da região da Serra da Mantiqueira e com as regiões de altitude do Brasil. Ele é uma amostra da flora nativa das regiões serranas e possuem plantas como as hortênsias.

– Jardim Sensitivo: Neste jardim, como o próprio nome diz, desperta diversas sensações. É nele que está o Túnel dos Namorados e o Lago das Carpas, com peixes de diversas partes do mundo.

Horários de funcionamento

Das 9hs às 17hs durante meio de semana.

Aos finais de semana das 9h às 18hs.

Fechado às terças – Exceto feriado, feriado prolongado e férias de final de ano

Av. Antônio, Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 2600

Santo Antônio do Pinhal – SP, 12450-000

A 15 minutos da entrada Campos do Jordão

Política de Privacidade

Política de devolução de ingressos

(12) 3666-2021

comercial@jardimdospinhais.com.br

Jardim dos Pinhais – Todos direitos reservados. Site atualizado em 2021.